Mato Grosso, Sexta-Feira, 24 de Maio de 2019
Logo NoticiaNET
Informe Publicitário
COMBATE SUÍCIDIO

Vereadora quer a Implantação do Programa de Prevenção ao suicídio e de promoção do Direito ao acesso

No Brasil,o suicídio é a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, sendo a terceira

Da Redação

14/05/2019 às 08:14

Vereadora quer a Implantação do Programa de Prevenção ao suicídio e de promoção do Direito ao acesso
arquivo

Para reforçar o alerta de prevenção ao suicídio a vereadora Maria José da saúde (MDB) apresentou uma indicação na sessão da última segunda-feira (13) solicitando ao município a implantação do Programa de Prevenção ao suicídio e de um programa do direito ao acesso a saúde mental entre crianças e adolescentes.

Conforme a vereadora, o suicídio ainda é um tema encarado como um tabu nos debates públicos, além  de cercado de desinformações ou preconceitos.

0 preconceito, a discriminação e a violência sofrida pelos setores oprimidos da sociedade, além da opressão vivida generalizadamente no mundo do trabalho, também contribuem para o desenvolvimento de quadros de sofrimento psíquico que, se não prevenidos ou tratados, podem conduzir ao suicídio. 

Quanto ao segundo aspecto, é sabido que fatores de origem social, tal como a crise econômica, politica, social ou ambiental, tendem a ampliar o sofrimento psíquico, a perda de referencias e de perspectivas de futuro, e o consequente desenvolvimento de transtornos psíquicos entre homens e mulheres.

No Brasil,o suicídio é a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, sendo a terceira para homens nesse grupo e, entre as mulheres, a oitava.

 A triste realidade do crescimento da taxa de suicídios no Brasil, recentemente, tem  atingido em cheio os jovens. Submetidos a enormes pressões sociais e confrontadas com perspectivas de futuro cada vez mais desoladoras disse a vereadora.

O programa devera ser desenvolvido no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde e ter como espaço prioritário de atuação as escolas, cursos técnicos e universidades, alem de servir de acolhimento institucional, podendo ser estendido para outros locais de estudo, trabalho e moradia.