Hospital Santo Antônio suspende atendimento pelo SUS

O Hospital Santo Antônio de Sinop mandou um oficio para a Secretaria Estadual de Saúde (SES), comunicando a paralização dos atendimentos feitos pela unidade hospitalar pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O ofício com data de sexta-feira (08), tem em seu conteúdo inicial a frase: “Considerando que saúde é direito de todos e dever do Estado, e que a Fundação foi criada justamente para ajudar e não assumir tal dever.”, o Hospital comunica que os atendimentos de Obstetrícia, Referência de Pacientes Nefrológicos, e os Serviços de Oncologia (tratamento de câncer), UTI Adulto e NEO Natal foram suspensos até os pagamentos dos meses de outubro, novembro e dezembro, serem quitados pelo Estado.

Segundo o comunicado não existe equipe técnica para manutenção do serviço prestado pela Fundação uma vez que o Estado está em atraso com o Hospital e por consequência o Santo Antônio não consegue pagar seus funcionários.

O site NotíciaNet/Só Informação mostrou em primeira mão o manifesto feito pelos servidores do Hospital protestando os atrasos nos salários, vale alimentação e não pagamento do Fundo de Garantia pela Fundação, que por sua vez alega atraso nos repasses por parte do Estado e por isso não consegue quitar os atrasos com os funcionários.

Veja o vídeo do manifestos dos funcionários: https://www.noticianet.com.br/videos-entretenimento/ao-vivo-sem-receber-salarios-a-3-meses-funcionarios-do-hospital-santo-antonio-fazem-protesto.html

A SES não se pronunciou sobre o fato, porem quando assumiu Mauro Mendes disse em entrevista que o Estado está com falta de recursos para quitação dos débitos com a Saúde herdadas da gestão de Pedro Taques (PSDB). O caso de atraso nos pagamentos se arrastaram por 4 anos na gestão do ex-governador causando greves e precariedade no atendimento.

Não há previsão de volta dos serviços.

Veja o Ofício:

Da redação

Comentários