Mato Grosso, Quarta-Feira, 22 de Maio de 2019
Logo NoticiaNET
Informe Publicitário
ESTRATÉGIA

Estratégia integrada para escoamento da safra 2018/2019 é anunciada

Marcia Jordan

01/02/2019 às 18:35

Estratégia integrada para escoamento da safra 2018/2019 é anunciada

O presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira, participou nesta quarta-feira (30/1), em Brasília, do anúncio do governo federal da estratégia integrada para escoamento da safra 2018/2019, como foco em concessões de rodovias, ferrovias e hidrovias e investimentos em portos.

Participaram do anúncio entidades do setor produtivo e autoridades como os ministros da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, da Agricultura, Tereza Cristina, e da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

A ministra Tereza Cristina enfatizou a importância das obras da BR 163 no Pará, incluídas na Operação Radar II detalhada nesta quarta-feira (30) pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, com o objetivo de escoar a safra 2018/2019. “Essa rodovia 163 é o eixo principal do escoamento de grande parte da produção, que a cada ano tem aumentado na saída pelo Arco Norte, os portos da região”, disse a ministra.

Segundo o ministro da Infraestrutura, o governo trabalha para concluir até o fim deste ano cerca de 100 Km do trecho não pavimentado entre a divisa de Mato Grosso e Santarém. Segundo ele, a 163 será preparada para concessão juntamente com pequeno trecho da BR-230, que faz a ligação ao porto de Mirititituba, no Rio Tapajós, em Itaitub (PA).

Tarcísio de Freitas divulgou ainda que deverão ser renovadas concessões de ferrovias e a previsão de realizar leilões de concessão da Ferrogrão, que liga Mato Grosso ao Pará, e da Fiol, também conhecida como Ferrovia Oeste-Leste.

O trecho passa pela Bahia e Tocantins, ligando o Porto Sul, em Ilhéus à Ferrovia Norte-Sul. O projeto da Ferrogrão prevê uma ferrovia longitudinal formando corredor de exportação pela Bacia Amazônica, numa extensão de 1.142 km, conectando o Centro-Oeste ao Porto de Miritituba.