Mato Grosso, Quarta-Feira, 16 de Outubro de 2019
Logo NoticiaNET
Informe Publicitário
AGENDA

Prefeita Rosana recebe equipe da Rota Oeste para discutir projetos de melhorias para BR-163

Os projetos apresentados pela concessionária contêm, pelo menos, oito lombadas nas vias marginais

Da Redação

04/10/2019 às 09:06

Prefeita Rosana recebe equipe da Rota Oeste para discutir projetos de melhorias para BR-163
reprodução

A prefeita Rosana Martinelli (PR) recebeu nesta quinta-feira (03) o gerente de Relações Institucionais da concessionária Rota do Oeste, Roberto Madureira, acompanhado de uma equipe técnica, para avaliar um pacote de medidas que prevê alguns paliativos na BR-163, no perímetro urbano de Sinop. Os projetos apresentados pela concessionária contêm, pelo menos, oito lombadas nas vias marginais, reforço de sinalização, nove agulhas de entrada e saída da pista principal, dois retornos e uma passarela de pedestres.

“É a continuidade de uma discussão que temos com a Prefeitura já há algum tempo de sempre trazer melhorias para travessia urbana de Sinop, que é a maior no trecho sob concessão nossa e que mais inspira cuidados na questão de segurança. Então, hoje, conseguimos avançar trazendo um ante-projeto, uma proposta do que a gente entende ser uma melhoria aí com a criação de alguns retornos, algumas agulhas, que vão melhorar a mobilidade dos sinopenses”, explicou o gerente de Relações Institucionais da concessionária, Roberto Madureira. 

Conforme o gerente da concessionária, o próximo passo será a etapa de levantamento de custos e orçamentos para a execução do pacote de ações, que, segundo ele, não estavam previstos no contrato de concessão da rodovia. “A gente ainda está discutindo e pode ser que sejam feitas algumas mudanças para atender o município, mas, basicamente, é um pacote de lombadas nas vias marginais, principalmente em trechos de escolas, reforço de sinalização, nove agulhas de entrada e saída da pista principal, dois retornos e uma passarela de pedestres que seria na região da escola no Alto da Glória. Da concessionária, a parte que estaria mais adiantada é a da passarela que devem iniciar ainda em novembro as obras de fundação para aproveitar o período antes das chuvas”. 

Desde setembro a prefeita Rosana Martinelli tem feito reiteradas cobranças à Concessionária e já havia solicitado a implantação de dispositivos de segurança viária na passagem urbana de Sinop. O objetivo é assegurar maior fluidez ao tráfego em pontos que, hoje, apresentam congestionamento e acidentes. O trecho urbano da rodovia federal em Sinop registra um dos maiores índices de acidentes no trecho sob responsabilidade da iniciativa privada.“O que não podemos deixar é essa BR da forma como está. Precisando dar segurança e vidas estão sendo ceifadas na BR-163 ", afirma Rosana Martinelli. 

Participaram da reunião desta quinta o secretário municipal de Governo, José Pedro Serafini, o presidente do Sindicato Rural de Sinop José Redivo, o gerente da secretaria Municipal de Trânsito, Hermann Friederichs, o diretor de Engenharia e Operações da Rota Oeste, Lucas Suassuna, e o gerente de Engenharia da Concessionária, Vitor Lima.