Mato Grosso, Domingo, 25 de Agosto de 2019
Logo NoticiaNET
Informe Publicitário
OSS

OSS sai de 2 hospitais no Nortão e Várzea Grande com dívidas; governo assume

Marcia Jordan

11/04/2014 às 10:05

OSS sai de 2 hospitais no Nortão e Várzea Grande com dívidas; governo assume

O Instituto Pernambucano de Assistência Social (Ipas), Organização Social de Saúde que administrava os Hospitais Metropolitano de Várzea Grande, de Colíder e o de Alta Floresta, solicitou ao Governo do Estado um destrato amigável e não responde mais pelas três unidades.

O governo acatou o pedido e, a partir de agora, por um prazo de até 120 dias, assume a administração dos hospitais, honrando os compromissos com os usuários, os profissionais e os fornecedores, bem como o fornecimento de medicamentos. Até o final deste prazo, será decidido qual o novo modelo de administração. Conforme Só Notícias já informou, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) deu parecer positivo pela rescisão de contrato com o instituto.

Em janeiro, o Estado encerrou contrato com a mesma Organização Social de Saúde (OSS) que era responsável pela administração da Central Estadual de Abastecimento de Insumos de Saúde (Ceadis). Após uma investigação de seis meses realizada pela Auditoria Geral do Estado (AGE) ficou comprovado um prejuízo de R$ 2,8 milhões na Farmácia de Alto Custo (FAC), onde centenas de medicamento venceram antes chegarem à população.

O Hospital Metropolitano Várzea Grande foi a primeira unidade de saúde a aderir o modelo de administração por meio das OSS em agosto de 2011. O modelo foi implantado na gestão do secretário de Saúde, Pedro Henry, condenado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento com esquema nacional de desvio de verba pública conhecido como “Mensalão”.

Em junho de 2013, após vistorias realizadas em hospitais regionais dos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Cáceres, Sorriso, Sinop, Rondonópolis e Colíder, o Conselho Regional de Medicina (CRM) e o Sindicato dos Médicos (Sindimed) anunciaram que a terceirização do serviço não havia apresentado melhoras no atendimento. 

Fonte alex Fama