Abertura do Programa Saúde na Escola será nesta terça-feira (19)

As Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C) realizarão nesta terça-feira (19), às 8h, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional (CEREST), situado à Avenida das Itaúbas, Jardim das Palmeiras, a reunião de abertura do Programa Saúde na Escola (PSE). Durante o evento haverá apresentação da proposta para 2019, definição do grupo de trabalho intersetorial e a organização da agenda de ações.

De acordo com a coordenadora de Programa Estratégico, Ana Paula Fernandes, o programa tem o intuito de cuidar e trabalhar preventivamente com a saúde das crianças. “Com o programa nas escolas, os alunos terão uma equipe de profissionais para dar assistência integral a eles. Estaremos atentos e vigilantes para intervir antes que algum problema aconteça”, diz.

O programa é uma estratégia para a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde que conta com a participação da comunidade escolar, das equipes da saúde da família e da educação básica. Como principal objetivo, o PSE busca articular as ações do SUS dentro das escolas e fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades da saúde que podem comprometer o rendimento escolar das crianças.

Inicialmente, o projeto piloto está programado para realizar os atendimentos em 22 escolas de educação infantil e oito escolas de educação básica (EMEB), para avaliação dos resultados. Posteriormente, a equipe irá estender as ações para o restante da rede municipal e, conforme os resultados, também para a rede estadual.

As escolas irão receber ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, incentivo das práticas corporais, das atividades físicas e do lazer na escola, avaliações bucais e aplicação tópica de flúor, verificações do cartão de vacina, promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil e a identificação de danos na saúde auditiva e ocular dos alunos, que caso necessitem receberam gratuitamente o óculos de grau.

O projeto conta com o apoio das Secretarias municipais de Saúde, Educação, Esporte e Cultura, Trânsito e Assistência Social. Também são parceiros os Conselhos Tutelar, Municipal de Saúde e Municipal de Saúde da Criança e Adolescentes.

 

Fonte assessoria

Comentários