Prefeitura apresentará resultados de metas de Planejamento Estratégico de 2018

A Prefeitura de Sinop promove, no dia 21 de fevereiro, a partir das 13h30, na Câmara de Vereadores, a audiência pública  para a apresentação dos resultados das metas instituídas no Planejamento Estratégico de 2018.

O evento é aberto à comunidade em geral e deve contar com a participação da sociedade civil organizada, agentes públicos, conselheiros de políticas públicas, vereadores e demais.

O Planejamento Estratégico consiste em um conjunto de ações a serem atingidas em curto, médio e longo prazos no período de 20 anos (2017-2036) em diferentes áreas. Para 2018, foram listadas 40 metas pela Administração Pública, abrangendo as dez secretarias municipais, além do Procon e do Prodeurbs. Em linhas gerais, metas equivalem àquilo que o município precisa alcançar para melhorar os serviços públicos ofertados à população.

Os resultados – sejam eles positivos ou negativos – norteiam a atuação do poder público mediante os cenários apresentados. A implantação do Planejamento Estratégico em Sinop data de 2012, sob a gestão do ex-prefeito Juarez Costa, em parceria com o Tribunal de Contas. No primeiro ano do governo da prefeita Rosana Martinelli, foi revalidado para os próximos 20 anos.

O ano de 2012 foi o mesmo que a gestão pública de Sinop aderiu ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), e, desde então, recebe consultoria gratuita deste parceiro, com foco na melhoria da eficiência dos serviços prestados à população, aderindo a um modelo de administração pública orientada para resultados. O PDI está dividido em 05 projetos cedidos pelo TCE-MT, dentre os quais, o Planejamento Estratégico.

Atualmente, 24 municípios do Estado trabalham com o Planejamento Estratégico, com apoio do Tribunal de Contas. Sinop, Tangará da Serra e Campo Verde são considerados cases de sucesso.

Fonte Assessoria

Comentários