Termina hoje prazo para vacinação da brucelose

Hoje, 31 de dezembro será ultimo dia para os pecuaristas vacinarem seu rebanho bovino, animais fêmeas entre 03 a 08 meses de idade, sendo essa a segunda etapa que iniciou no dia 01 de julho e finaliza dia 31.

Após essa data, os pecuaristas terão até dia 10 de janeiro de 2019 para fazer a comunicação junto ao Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA) com os comprovantes de vacinação assinado por médico veterinário.

Mascaras, óculos e luvas são aparatos essenciais a serem usados para a vacinação evitando a contaminação, tendo em vista que a brucelose pode contaminar o homem, conforme explicou o médico veterinário do Indea de Juara, Francisco Valtenio Sales (Chico do Indea).

Entenda o que é a brucelose:

Infectologia

Infecção generalizada causada por bactérias do gên. Brucella (esp. Brucella melitensis, B. abortus, B. suis e B. canis) e transmitida ao homem por contato com caprinos, bovinos, suínos e cães, respectivamente; a incubação é em média de três semanas, e os sintomas incluem febre, anemia, nevralgia, dores nas articulações e suores; febre de malta, febre do mediterrâneo, febre ondulante.

Infectologia – veterinária

Infecção causada por bactérias do gênero Brucella e que nas fêmeas dos animais domésticos (bovinos, ovinos, caprinos, porcinos) pode levar ao abortamento, sem ser este patognomônico; aborto contagioso das vacas, aborto epizoótico, aborto infeccioso, moléstia de Bang.

Fonte Assessoria

Comentários